22 de ago. de 2007


Márcia Short: uma dádiva musical do Engenho Velho de Brotas para todos os baianos


A carreira musical de Márcia Short começou literalmente no Engenho Velho de Brotas. Residente no bairro há 30 anos, a cantora costumava assistir aos encontros musicais promovidos no "Pintus Bar" por Moá Bonfim, Elí Oliveira, Gileno Félix e Augusto Menezes. Impressionou a todos quando começou a interpretar músicas de Elis Regina nessa roda de amigos. Logo começaram os shows com voz e violão no Bar do Vandinho, às sextas e sábados.

Bonfim. Em 1984 promoveu o primeiro No Cine-teatro Solar Boa Vista, o mais importante espaço cultural do bairro, participou de shows com Moáshow, "Lapidação" - voz e violão com Elí Oliveira - . Daí em diante, por conta de sua versatilidade musical passou a integrar as Bandas "Os Monges" e "Papa-Léguas". "Os shows, conhecidos como bailes, eram feitos em várias bairros populares de Salvador", lembra Márcia Short.
De 1989 à 1993 integrou a segunda formação da Banda Mel - uma das mais importantes bandas da Axé Music- ao lado de Robson e Alobened. O sucesso estimulou novas incursões musicais e surgiu a Bandabah. Em três anos de existência o grupo inovou ao usar novos instrumentos musicais (especialmente, metais) nas apresentações musicais.

A carreira solo tem dois cds gravados. O primeiro, "Márcia Short" - como a cantora diz, é seu "cartão de visitas" -, gravado em 1999, traz interpretações de músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil e, até mesmo, Chico Anísio. O mais recente, lançado em 2004 e produzido por Elba Ramalho, chama-se "Iluminada" e contém músicas de Fagner, Lenine, Angela Rorô e Araketu. "Meu público entende que sou uma intérprete e valoriza esse trabalho" assegura.

Em temporada no Bumerangue - espaço musical localizado no Rio Vermelho -, com "Iluminada", Márcia Short quer continuar oferecendo boas interpretações musicais ao público de Salvador. Suas performances são ecléticas e variam do axé music a audições com voz e violão ou voz e piano. Para contratar os shows ligue 71888115580.


3 comentários:

telma disse...

Fui ao Pelo na terça de carnaval na Praça Quincas berro dagua estava la cantando dando o maior show Marcia short foi de arrepiar inesquecivel realmente ela e mil é tudo de bom

telma disse...

Fui ao Pelo na terça de carnaval na Praça Quincas berro dagua estava la cantando dando o maior show Marcia short foi de arrepiar inesquecivel realmente ela e mil é tudo de bom

jjj disse...

Marcia feliz ano novo, e que vc ja começou o ano muito bem com mas um filhinho faço votos que lhe traga mas mas e mas alegrias e torço sempre por vc, e tem uma musica que gosto de ouvir vc cantar e mulher primasia de muitas abraços jacinto feliz 2009 e realisações.