10 de jan. de 2008

COSTA LIMA e Vanessa: talento em família!!

O pintor, músico e artista plástico, Antonio João Costa Lima produziu seu primeiro quadro para impressionar Olmeide, sua namorada, em 1969. A estratégia deu certo e eles estão casados até hoje. E Costa Lima não parou mais de pintar e encantar a todos com uma produção vasta e diversificada. Prova disso é o atelier instalado em um apartamento em Brotas - onde mora a mais de 30 anos - repleto de peças produzidas em diversas etapas de sua vida.

Acompanhado por Vanessa - sua herdeira no talento para as telas e pincéis - o artista recebeu o editor do Blog De Brotas em seu atelier e explicou sua versatilidade dizendo: "Sinto a ansiedade da arte. Minha meta é a inatingível perfeição". Antes de dedicar-se integralmente à pintura, trabalhou em armarinho e foi calígrafo da Enciclopédia Delta La Rousse. Cristão evangélico desde os 16 anos, Costa Lima começou ilustrando as lições na Escola Bíblica Dominical. Os primeiros quadros eram vendidos a amigos e parentes.

Foi justamente um amigo,o vitrinista Enoque Silva, quem expôs o primeiro quadro de Costa Lima ao público. A peça foi colocada na vitrine da loja Petrônius, na rua Chile, em Salvador. Em seguida, com o apoio de Eckener Cardoso, fez sua primeira exposição no Gabinete Português de Leitura, em 1973. "Produzi e apresentei 15 quadros em um local que mal cabia 8 peças. Foram todas vendidas rapidamente!", lembra com alegria. Daí em diante, passou a viver exclusivamente da arte.

Costa Lima acredita que "obra de arte é patrimônio que passa de pai para filho". Talento também! Por isso, sempre estimulou os filhos, Vanessa e Helcinho, a desenvolverem habilidades nessa área. Até o momento, Vanessa - que começou a pintar aos 11 anos - tem se dedicado mais ao ofício. Já produziu 25 telas e adotou o nome (duplamente) artístico de "Van Costa".

Os quadros de Costa Lima estão expostos atualmente na Associação do Magistrados da Bahia, no 2º piso do Fórum Rui Barbosa. Sua obra pode ser conhecida através do site www.costalimapintor.com . Os contatos com o artista devem feitos através do email costalimapintor@yahoo.com.br ou 7199796069.

Nenhum comentário: