31 de mai. de 2007

Castro Alves

"Major"estuda poesia de Castro Alves há 50 anos



Ele não é poeta. É um estudioso da vida e obra do poeta baiano Castro Alves. Armando Ramos Vieira, mais conhecido como "major", morador de Campinas de Brotas, pesquisa o assunto diariamente nos últimos 50 anos. "São quatro horas diárias de estudos em livros de historiadores sobre o tema. É como se fosse a minha 'bíblia'", conta Major.
Aposentado da Coelba, sem formação universitária, conhece como poucos a bibliografia histórica do "Poeta da Liberdade". Cita com desenvoltura a obra dos historiadores Afrânio Peixoto, Pedro Calmon, Edvaldo Boaventura e Alberto da Costa e Silva. "Perfil Brasileiros", desse último autor, por exemplo, "é uma obra muito confiável na narrativa de fatos históricos que marcaram a vida de Castro Alves", comenta com segurança Vieira.
Essa e outras informações foram acumuladas em anos de leitura e participação nos cursos sobre o tema ministrados na Academia de Letras da Bahia.
Major é um cidadão polêmico e bem informado. Durante a conversa com o Blog De Brotas, em sua residência, indagou: "qual a poesia mais abolicionista de Castro Alves?" E, imediatamente respondeu: "Bandido Negro"!! Segundo ele, esse poema não se encontra nos três livros publicados pelo poeta. Para conhecê-la deve-se pesquisar a narrativa de Afrãnio Peixoto sobre a obra. " 'bandido Negro' é o poema abolicionista mais inflamado de Castro Alves" diz com entusiasmo o pesquisador voluntário.
Casado há 41 anos com Maria da Conceição Vieira, carinhosamente chamada de "Neném", pai de três filhas, major tem o apoio da família na tarefa de pesquisa e divulgação da obra castroalvina. Uma das filhas, por exemplo, é responsável pela digitação dos textos que usa em palestras feitas em escolas de Salvador e interior do Estado. "Ele faz concursos informais nas escolas e dá prêmios aos alunos mais informados sobre o assunto. Os presentes são comprados por 'major' com seu próprio dinheiro", informa dona Neném.
Quer conhecer mais a obra de Castro Alves? Conheça a "enciclopédia viva" sobre o tema: Armando Ramos Vieira!! O nosso vizinho "major"!! Ele mora em Brotas, sim, senhor!






2 comentários:

Unknown disse...

Eu cobheço essa figura! Esse major... uma pessoa altamente cultural. Minha mãe é de Castro Alves, cidade do alto sertão... município Castro Alves. Precisamos saber quem foi Castro Alves. Morreu cedo. Tuberculoso... Sêo Armando é quem sabe mais sobre o poeta... estudioso da figura e da linguística...
Gosto de Dr. Armando Vieira, uma figura ímpar, que fica no bar Coqueirinho... um pesquisador, um nato conhecedor da linguística, das coisas, dos lugares... ah, Armando... queria que fóssemos iguais a você! A pessoa se permitir pesquisar sobre o outro... e com conhecimento... só você... Ar, Mando, Amigo.... sem igual! Obrigada por me deixar ser simplesmente sua amiga!

Othon Moraes disse...

Sou sobrinho de Armando.Lembro que além de ser um dedicado pesquisador da vida e obra de Castro Alves ele é muito mais.É um grande inventor e passeia com desenvoltura em vários campos da técnica e da ciência.Da construção civil(Construiu com as próprias mãos a sua bela residência) à mecânica e a eletricidade nada escapa ao seu talento inventivo.Armando é um gênio que lembra os grandes filósofos:Atua em todos os campos do conhecimento humano.Tivesse ele chegado a Universidade seria uma personalidade em qualquer área.Infelizmente nosso sistema educacional não identifica os seus talentos e muitos deles são mal aproveitados.Ainda assim ele superou essas dificuldades e pelo um de seus múltiplos talentos se manifesta além dos amigos próximos e da família.